Sobre a eCOM-LAC

A Federação Latino Americana e Caribenha para Internet e Comercio Eletrônico, foi fundada em março de 1988 em um encontro de entidades de informática no Rio de Janeiro. A missão da Federação é promover o desenvolvimento das TICs –Tecnologias de Informática e Comunicação na região da América Latina e Caribe, apoiar iniciativas que reduzam a brecha digital nessa área geográfica e representar o setor privado da região nos fóruns internacionais tais como:
• WSIS – Cupula Mundial da Sociedade da Informação (World Summit of the Information Society )
• IGF – Forum de Governança da Internet (Internet Governance Forum)
• ICANN – Internet Corporation for Assigned Names and Numbers
• LACNIC – Latin American and Caribbean Internet Addresses Registry

eCOM-LAC organizou duas encontros de cúpula regionais sobre comercio eletrônico, o primeiro em São Paulo (março 2000), e o segundo em Buenos Aires (abril2001). Entre os principais oradores que participaram, podemos destacar a presença do Sr. Donald Evans, Secretario de Estado de Comercio dos Estados Unidos, na Cúpula de Buenos Aires.

eCOM-LAC foi uma das organizações fundadoras do LACNIC, o Registro de Endereços de Internet para América Latina e Caribe, que foi formalmente estabelecido em fins de 2003, depois de 4 anos de negociações com ICANN até obter aprovação da sua iniciativa. Essa foi uma genuína parceria multi setorial que incluiu participação do setor privado, academia, ONGs e Sociedade Cível da região . O resultado foi uma entidade sem fins de lucro, com políticas definidas pela comunidade de Internet da região , que administra os blocos de endereços IP para a América Latina e Caribe.a partir da sua sede em Montevidéu (Uruguai) .

Nos anos 2004/2005, a eCOM-LAC fez parte de um Consorcio Internacional , liderado pela Fundació Aplicació de Barcelona (Espanha), que recebeu um subsidio de 3.000.000 de Euros da Comissão Européia , através do programa @LIS rfp. O projeto que foi implementado foi intitulado ATLAS da Diverdidade – Meu Lugar ,Aproximadamente quatrocentas escolas na América Latina receberam treinamento no uso de ferramentas de publicação e desenvolvimento e de sítios web, e simultaneamente criaram uma rede de escolas que foram capazes de compartilhar seus costumes, cultura , musica , historia, etc. A tarefa da eCOMLAC foi prover conectividade banda larga para as escolas carentes , que não tinham recursos. O Consorcio pagou esses custos durante a duração do projeto (24 meses).
No momento, a eCOM-LAC está desenvolvendo atividades visando a implementação de um TLD (Internet Top Level Domain) , dominio de Internet de primeiro nivel, que servirá como um identificador da região Latino Americana e sua cultura, semelhante a .eu e .asia
A eCOM-LAC tem entre seus membros, entidades e companhias da Argentina, Brasil, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru e Uruguai.